presidente

Petróleo no Algarve

ver mais vídeos

25
ago
ALJEZUR, O CORAÇÃO DA COSTA VICENTINA!


Cara (o) Munícipe
Caro (a) Visitante

Seja muito bem-vindo à nova página oficial da Câmara Municipal de Aljezur.


Aljezur afirmou-se já como um Município de referência regional e de elevada e reconhecida notoriedade nacional.


Para isso contribuíram, no seu dia-a-dia, todos os Aljezurenses! Todos os que nos visitam!


Tem sido um trabalho árduo e difícil mas, simultaneamente, muito gratificante a todos os níveis, com resultados.


Melhorámos significativamente nas nossas infraestruturas, na qualidade dos equipamentos, na cultura, lazer, educação, apoio no desenvolvimento económico, social, proteção civil, no turismo, nas nossas praias.

Reforçámos a nossa identidade, destacamo-nos pela preservação do nosso património natural e ambiental, pela nossa gastronomia, por sabermos receber, pela nossa gente, honesta e trabalhadora.

Como sabem, primamos pela proximidade e pela transparência na ação, desenvolvida diariamente.

O novo sítio, permitir-nos-á, cada vez mais, colocar à sua disposição toda a informação relevante, atualizada e pertinente, de fácil acesso.

Ambicionamos mais!

No trilho que percorremos, o do desenvolvimento sustentável, a sua opinião conta e é decisiva, agora e no futuro.

Queremos estar cada vez mais perto de si, de todos!


Bem hajam!

Um abraço fraterno e amigo


O Presidente da Câmara,

José Amarelinho

12
dez
CÂMARA DE ALJEZUR APROVA ORÇAMENTO/GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2014

O Orçamento para 2014 volta a apresentar-se num contexto de crise económico-financeira, ainda “debaixo” de um programa de ajustamento definido pela “Troika”, sinónimo de grande austeridade e com uma manifesta incerteza acerca de um eventual novo resgate ou programa cautelar.
A atual conjuntura coloca-nos assim imensas dificuldades advindas de fatores externos à gestão e política local mas que continua a influenciar decisivamente o próximo exercício.
Desde logo os sucessivos cortes orçamentais, o aumento dos encargos tributários e sociais, o agravamento das taxas e juros bancários, a diminuição das receitas municipais, as dificuldades e em alguns casos mesmo, a impossibilidade no acesso à banca.
Todas as funções sociais ganham por isso, particular destaque!
Com as transferências do OGE a descer vertiginosamente de ano para ano a par do decréscimo das receitas próprias, o orçamente do Município de Aljezur para 2014, estabelece-se em 10.713.781€.
Sempre nos pautámos por exercícios de verdade, rigor e contenção. Este não será diferente, obrigatoriamente em sintonia com a conjuntura atual.
Em circunstância alguma gastaremos o que não temos e não partiremos para obras sem dinheiro para tal, sob pena de colocarmos em causa a estabilidade financeira do Município.
Na área da educação daremos continuidade ao programa de requalificação e modernização do parque escolar e à manutenção de todas as medidas e programas de apoio aos nossos alunos.
Em relação à cultura, desporto e movimento associativo manteremos no essencial todas as atividades e programas municipais, destacando aqui a Ação Desporto Sénior no Município.
O Turismo assumirá também papel de destaque particularmente com a realização de primeira Bienal de Turismo da Natureza.
Tentaremos já no próximo ano retomar o Festival da Juventude que consagrará uma série de iniciativas para o efeito.
Numa postura prospetiva e de valorização territorial contamos concluir os Planos de Pormenor de Vale da Telha, Paisagem Oceano, Área de Intervenção Especifica de Equipamentos e uso Turístico a norte de Aljezur, entre outros.
Chegarão finalmente as ações Polis Litoral de que destacamos a Proteção de Sistemas Dunares e Arribas (Samouqueira, Vale dos Homens, Barradinha, Carriagem e Bordeira), a Valorização e qualificação dos espaços balneares e aglomerados urbanos de Arrifana, Odeceixe, Monte Clérigo, Amoreira e Vale Figueiras, a requalificação do Portinho do Forno, a rede de eco e ciclovias.
A requalificação / regeneração urbana, muito particularmente através de administração direta continua igualmente a ser uma das apostas do Município.
Todas as medidas de Desenvolvimento Social, serão mantidas numa perspetiva de definição e desenvolvimento de intervenção de combate à pobreza e promoção do bem-estar das famílias no quadro das respostas sociais já existentes ou a criar e cada vez mais justificadas, infelizmente, nomeadamente o Programa de Apoio ao Arrendamento Habitacional.
Continuaremos igualmente a promoção e dinamização do tecido empresarial através da criação do “Ninho de Empresas” e Conselho Municipal para a Economia e Emprego.
Foram igualmente já aprovados os Acordos de Execução a estabelecer com as Juntas de Freguesia, bem como o Apoio Financeiro àquelas autarquias e ainda o Mapa de Pessoal da Câmara Municipal.
Um orçamento municipal é sempre o exercício que requer um extremo equilíbrio entre o que desejamos e aquilo que podemos efetivamente.
Julgamos tê-lo alcançado!
Não obstante todas as dificuldades o presente orçamento não deixa, contudo, de continuar o trilho do futuro, da esperança e do desenvolvimento sustentável, em suma, de MAIS ALJEZUR!

Dê-nos a sua sugestão
Exponha o seu problema
Mapa do Concelho
ATAS - Câmara MunicipalATAS - Assembleia MunicipalRegulamentos Municipais